Acompanhe aqui as reparações no multiusos

Reparações multiusos
        Clique Aqui

14 agosto 2010

Histórias para contar 2

JOGOS JUVENIS DA MOITA 1995




Olhar Atento

Embora já tivesse vontade de escrever umas linhas sobre o que tenho visto da Equipa de Futebol de Cinco -"OS BARULHENTOS"- ainda não tinha ganho coragem para tal, ou porque os meus dotes de "escriba"são diminutos, ou porque... sei lá... ainda não estaria convencido da categoria do futebol praticado.
O jogo de ontem - 21 Junho 95 - no Campo da Zona Sul, era um teste decisivo para " OS BARULHENTOS", já que, tinham pela frente o "S.C.BANHEIRENSE", equipa com pergaminhos cá na terra, com estruturas sólidas e meio que ultrapassam em muito os "ALVI-NEGROS" do Alto da Serra.
A assistência era condizente com a importância da contenda: Esplanada cheia, topo –"invadido" pela claque de "OS BARULHENTOS", ruidosa, como sempre, a não deixar os seus créditos por mãos alheias, muitos familiares e amigos e... "olheiros"... interessados neste despique por razões óbvias.
A equipa de "OS BARULHENTOS", como é seu timbre, entrou em campo a pressionar o seu adversário em todas as zonas do terreno, o que baralhou os verde-brancos, os quais não encontraram um palmo de "cimento" para armar o seu jogo. Os defesas, NUNO e MIGUEL, calmos, mas enérgicos e trabalhadores, colocaram o Guarda-Redes PAULO como mero assistente do jogo, o que foi bom para que o mesmo perdesse a tremideira com que, normalmente, inicia os jogos. O avançado EDGAR ia correndo sempre ao encontro do defesa contrário que tinha a bola, à espera de uma falhas e o PAULO – vinha embalado de traz para a frente, em deambulações constantes, sempre com olhos postos na baliza contrária, aplicando os seus remates fulminantes e quase sempre certeiros.
Advinhava-se, a qualquer momento, o golo de "OS BARULHENTOS", o qual, por mérito do guarda-redes contrário, o que rubricou excelente exibição, só veio a acontecer no final da primeira parte, através de um remate forte, rasteiro e colocado, do avançado PAULO. A substituição operada na equipa "ALVI-NEGRA", troca do Edgar pelo Ricardo, não fez quebrar o ímpeto atacante da equipa, já que o mesmo entrou bem no jogo, cotando-se ao elevado nível dos companheiros.
Esperava-se que o "S. C. BANHEIRENSE", na segunda parte, desse mais réplica e não permitisse o domínio avassalador que lhe foi imposto na primeira metade do encontro. Contudo, "OS BARULHENTOS" mantiveram a mesma toada, com o irrequieto JOÃO RAMOS, entrado no jogo, a fazer um "pressing" sobre os defesas contrários, autêntica "carraça", "pressing " esse que chegou a irritar o defesa "Banheirense" Camacho. Este, dada a pequena estatura do seu opositor, tentou intimidá-lo com palavras e entradas "a matar", mas, a coragem do JOÃO RAMOS, enfrentando o logilíneo adversário com a "bravura" de um Homem, não se deixando intimidar, fê-lo refrear os ânimos.
O jogo ia decorrendo sem que fosse dilatado o marcador a favor dos " Barulhentos", apesar dos inúmeros remates com "selo de golo", dada a grande exibição do guarda redes verde e branco. À medida que se aproximava do final da partida, os "Banheirenses" denotavam maior nervosismo e falta de soluções para "dar a volta aos acontecimentos", pois, salvo um remate com certo perigo, não incomodaram nunca o guarda redes PAULO. Já muito próximo do final os verde-brancos tentaram um "pressing", mas não tinham força física nem anímica para o conseguir. O jogo chegou ao fim, mantendo-se o resultado de 1-0, verificado na primeira parte.
Uma vitória incontestável da única equipa que lutou por isso, conseguindo-a através do seu querer, coragem e bom futebol -"OS BARULHENTOS ". Aos meninos do "S.C.BANHEIRENSE " falta-lhes modéstia, força física e sobretudo... "arte" para jogar futebol. Nota-se que esta equipa dos "BARULHENTOS" trabalhou muito ao longo do ano, preparou-se física e animicamente para estas contendas e se continuarem assim, modestos, lutadores, encarando cada jogo como uma final, tudo isto aliado ao "dom natural" que possuem para jogar á bola, se continuarem assim, como ia dizendo, podem sair vencedores deste Torneio e de outras "batalhas" que vão ter que enfrentar pela vida fora, a todos os níveis.
Embora esta equipa seja formada por quatro jogadores base todos os jovens jogadores que têm sido chamados, o ALEX, o PEREIRA, o JOÃO e o guarda-redes CONSTANTINO, têm cumprido cabalmente as instruções do seu treinador –"LUÍS "– não se notando qualquer oscilação no rendimento da mesma, antes, porém, têm sabido manter a coesão e entrega ao jogo do costume, o que é sempre de realçar. Em conversa com o treinador –"LUÍS"– e por alguns momentos do treino que presenciei, ao longo do ano, da equipa de "OS BARULHENTOS", é pena que o seu jogador MIGUEL CORREIA não possa dar o seu contributo, já que se trata de um jovem talentoso e cheio de garra, ao nível dos seus companheiros. Mas, por ser muito jovem, terá, concerteza, muitas mais oportunidades para demonstrar o seu valor.
Claro que há criticas a fazer (o que é perfeitamente natural quando se lida com equipas destes escalão), mas, é dos "livros", em equipa que ganha não se mexe e não é agora, em pleno torneio a decorrer, que se vão alterar tácticas e comportamentos treinados ao longo do ano. A competência do treinador –"LUÍS"– e o conhecimento que o mesmo tem dos seus rapazes, levam-me a concluir que as alterações e correcções na equipa serão feitas em tempo oportuno, no sentido de, para o próximo torneio, tirar melhor partido das potencialidades dos seus jogadores e galvanizar a equipa de "OS BARULHENTOS" para outras vitórias. O" Árbitro" do jogo aqui comentado, embora, para meu espanto, fosse treinador de uma das equipas intervenientes no "Torneio" em curso, portou-se condignamente, deixando jogar, quase não se dando conta da sua presença em campo, o que é de realçar. Contudo, penso ser má "política" nomear um "árbitro" que constitui parte interessada no torneio.
À " claque" dos "BARULHENTOS" deixo um aviso: Cuidado com o subir à rede protectora do campo, deste e de outro (Zona Norte), já que as mesmas dão mostras de estarem velhas e pouco seguras e qualquer dia pode surgir um acidente.
O REPÓRTER JB

IMAGENS DO JOGO - JUNHO 1995

Sem comentários: