Acompanhe aqui as reparações no multiusos

Reparações multiusos
        Clique Aqui

24 novembro 2006

Espírito Desportivo

A começar a nova época 2006/2007 recomendamos que o Espírito Desportivo esteja implantado nos nossos corações!

"O Desporto não é apenas um jogo! Praticar desporto supõe a obediência a certas regras, em certas condições e de acordo com um certo espírito.
(...)
O Desporto faz apelo a uma ou várias qualidades físicas: a resistência, a velocidade, a força e a agilidade.
Por outro lado, o desporto faz também apelo a qualidades volitivas e morais como sejam a Vontade ( de obter o melhor resultado ), a Lealdade ( pelo respeito absoluto pelas regras e as decisões do árbitro ) e a Fraternidade ( a boa camaradagem face aos adversários ), qualquer que seja o esforço utilizado para vencer a corrida, o concurso ou a competição.

A palavra desporto não é apenas um substantivo, é também um qualificativo. Ser desportista tem de ser mais do que respeitar apenas as regras; tem de ser, comportar-se com elegância, generosidade, mostrar-se afável e amigo. Uma tal atitude era o que os ingleses chamavam de "Fair-Play" e que não significa apenas "jogo limpo", sem batota, brutalidade ou recriminações, mas implica uma atitude de "bom desportista" ou seja aquele que admite perder e não recorre a meios desleais para o evitar.

Ser bom desportista é fazer tudo para ser o melhor, lutar até ao fim, mas também saber perder, aceitar, sem mau humor, ainda que com tristeza, uma derrota infligida por um adversário mais forte ou mais feliz, porque o desporto tal como o jogo comporta uma componente de acaso ou de sorte.

Ser bom desportista é evitar provocar incidentes que poderão colocar o adversário em situação de inferioridade, sem que as oportunidades permaneçam iguais.

Ser bom desportista é querer vencer, mas se o não conseguir, é querer ser forte para não desistir, e é querer fazê-lo no respeito pelos companheiros e adversários.
(...)
Querer ganhar com lealdade uma competição, esperar pacientemente que ganhe a sua equipa favorita e encorajá-la quando na situação de espectador, está de acordo com o espírito desportivo, na condição de que a vitória não inspire vaidade ao vencer nem ódio ao vencido; na condição de que os incitamentos a uns não sejam acompanhados de manifestações hostis a outros; na condição de que os êxitos ou as jogadas bonitas sejam aplaudidas quaisquer que sejam os seus autores.

Ser bom desportista é querer ser o melhor sem deixar de aceitar, que o melhor deve ganhar mesmo que, seja o adversário; é nunca esquecer que é preciso ser um bom desportista para que o desporto se torne uma actividade humana e socialmente desejável."

extracto de texto de autor desconhecido

Sem comentários: