24 abril 2012
25 de Abril, sempre!
Comunicado do Sócio nº1 -
Fazendo um pouco de história queria lembrar-vos o que foi a tão proclamada Revolução Militar de 25 de Abril de 1974.
Foi uma Revolução de jovens para jovens que pretendiam um mundo mais vasto do que as paredes e grades onde o país vivia encerrado, esgotado, empobrecido, minado pela corrupção, pelo caciquismo, pela ignorância mais absoluta, enfim um país analfabeto.
O maior (mais velho), dos seus comandantes, o capitão Salgueiro Maia, tinha 29 anos. Na coluna militar saída de Santarém os camaradas que o acompanhavam eram ainda mais novos e o - tão proclamado - movimento de capitães dirigia-se directamente aos jovens com um objectivo essencial: acabar com a guerra; acabar com censura; abrir as portas da liberdade; o fim da prisão política, o fim dos tribunais plenários e de condenações por delito de pensar, falar, escrever e cantar conforme a liberdade e as opções de cada um.
Hoje, as conquistas - do 25 de Abril - fazem totalmente parte do nosso quotidiano. Talvez por isso nos esqueçamos de valorizar o bem precioso que foi devolvido ao país nessa data: a liberdade.
É por isso mesmo que para nós “Os Barulhentos” comemorar o 25 de Abril faz sentido: porque abriu as portas da não - desistência, da inquietação, da construção e da crítica, sem medo.
Viva a Liberdade.
“Com Esforço Venceremos”.
(Luís Paixão)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário