Acompanhe aqui as reparações no multiusos

Reparações multiusos
        Clique Aqui

26 novembro 2007

Futsal e Futebol: 10 Diferenças

1 - Um jogo de futsal dura 40 minutos, 20 minutos cada parte, com intervalo de 15 minutos. Numa fase de eliminatória, se depois dos 40 minutos se registar um empate, recorre-se a um prolongamento de 10 minutos, dividido em dois períodos de 5 minutos. Se o resultado de mantiver inalterado após o prolongamento, têm lugar as grandes penalidades.

2 - Há duas marcas de penalidade no futsal - uma na linha de 6 metros, se um jogador comete falta dentro da sua área, e outra a 10 metros, que é usada depois de se ultrapassarem as 5 faltas.

3 - Apesar de um campo de menores dimensões, tempo inferior de jogo e menos jogadores, o futsal tem três árbitros, que cooperam no controlo do jogo. Dois árbitros tomam conta do jogo dentro do campo, enquanto o outro toma nota das faltas acumuladas.

4 - No futsal não existe fora de jogo, pelo que as tácticas defensivas são diferentes. Normalmente metade da equipa, o guarda-redes e mais dois jogadores, fica na defesa.

5 - As cargas, mesmo as de ombro, não são permitidas num jogo de futsal, resultando num livre directo.

6 - Quando um jogador é expulso, a equipa fica durante dois minutos com menos um jogador. Se nesse período a equipa adversária marcar um golo, o quinto elemento pode entrar logo.

7 - Cada equipa tem direito a pedir um minuto de tempo morto em cada parte do jogo. O treinador pode pedir este minuto a qualquer momento, quando é a sua equipa que tem a posse de bola.

8 - Em comparação com a disciplina que rege o jogo de posições no futebol, a rapidez de trocas de posição no futsal faz com que os sistemas de jogo sejam mais eficientes.

9 - Com uma menor duração de tempo e um espaço mais pequeno, a velocidade, a habilidade e a técnica têm uma maior importância no futsal.

10 - Nos jogos de futsal praticados em pavilhões, se a bola toca no tecto, o jogo pára e recomeça com lançamento lateral com o pé, a favor da equipa adversária à última que tocou na bola. O lançamento realiza-se na linha, no local mais próximo daquele debaixo da parte do tecto em que tocou a bola.

Fonte: FIFA

Sem comentários: