No ano de 2000 o nosso repórter oficial descreveu assim a vida e a historia do Clube de futebol "OS BARULHENTOS".
Repórter JB
Há dez anos atrás, um grupo de vizinhos tinha um objectivo em comum:- integrar os seus filhos de tenra idade num "grupo" de jovens, incentivando a pratica desportiva e tendo, como prioridade primeira, a não exclusão de qualquer elemento desse "grupo", quer fosse ele "desajeitado", "dotado" ou "super-dotado", exigindo, como contrapartida, o empenho nos estudos – garantia do seu futuro. Infelizmente, a maior parte dos grupos desportivos das redondezas, não reuniam os objectivos pretendidos, visto utilizarem critérios de selecção baseados na habilidade, no tamanho e na força, excluindo os inábeis e os mais fracos fisicamente.
Essa exclusão era inaceitável.
Foram dados os primeiros passos para a criação de um novo "Grupo Desportivo". Um dos vizinhos encarregar-se-ia de acompanhar os miúdos nas correrias, o outro – por experiência adquirida noutras colectividades/clubes da "terra", seria o responsável pela parte burocrática e pela angariação de apoios em equipamentos, batendo à porta das forças vivas do concelho da Moita. "OS BARULHENTOS" foi o nome escolhido.
Que mais aqueles meninos sabiam da prática desportiva, se não exercitar as cordas vocais e correr, alguns desajeitadamente? A cor azul e a "Cruz de Cristo" formam o emblema escolhido pela simpatia, ecletismo e alguns nobres princípios do "Clube de Futebol Os Belenenses". Havia objectivos, espaços livres na rua e "terrenos baldios" e havia meninos, muitos meninos interessados na brincadeira. Não havia "sede" ... que importância isso teria?
Aos sábados à tarde era vê-los chegar entusiasmados, alguns com seis/sete anos e os mais velhos com onze/doze ou treze. Todos os sábados à tarde os meninos faziam alguns exercícios físicos e depois ... corriam atrás de uma bola de futebol. O "Mister" corrigia aqui e ali e falava muito, com o objectivo de lhes incutir uma determinada "mística". Os primeiros torneios de "futebol de salão" em que participaram, "OS BARULHENTOS" foram motivo da chacota ... por parte daqueles que só estão interessados em ganhar o jogo. Mas quem acompanhava as crianças no seu dia-a-dia, notava neles grandes progressos e sabia que, mais tarde ou mais cedo ... chegaria o momento daqueles meninos ganharem jogos, sem ter que fazer disso o objectivo principal.
Um dos vizinhos "fundadores" fez da sua casa uma "sede", onde se reúne toda a documentação do "Clube", além de material para treino e onde se reúnem os atletas antes dos jogos - para combinar estratégias e depois dos jogos - para se debaterem ocorrências dos mesmos.
Sem nunca se ter negado os princípios ... os meninos foram crescendo, obtendo êxitos desportivos e escolares. “Os Barulhentos” começaram, também, a ganhar jogos e imaginem ... até já ganhavam torneios, em diversos escalões etários. A “mística” tomou corpo, ganharam os meninos ... venceram os homens de amanhã.
O nome de "Os Barulhentos" corria de boca em boca no meio juvenil. Já todos conhecem aquele "Clube", sem uma "sede" – propriamente dita, sem campo ... mas com gente que sabe o que quer e com meninos cheios de orgulho de fazerem parte daquela família. Sim família, porque os meninos também têm problemas e sabem que ali há sempre alguém mais velho pronto para ouvir e dar um conselho.
Deve ser por isso que, alguns meninos, sendo aliciados por "Clubes Grandes" cá da terra e arredores, foram, legitimamente, tentar a sua sorte para voos mais altos, mas nenhum deles cortou aquele cordão umbilical que o liga aos "BARULHENTOS". Esta será, porventura, a maior satisfação daqueles que deram corpo a este projecto.
Quando chegou o momento de se exigir das entidades locais o mesmo tratamento e os mesmos apoios que eram concedidos aos “Clubes” tradicionais, deparou-se com alguns entraves por parte de quem não estava habituado a exigências de “estranhos”! Mas como “Os Barulhentos” não desistem daquilo a que têm direito e possuem, como mais valia, um projecto que se tornou realidade e deu frutos, insistiram nas suas reclamações e acabaram por conseguir obter alguns apoios do poder local.
Hoje, decorridos que estão dez anos de existência de "OS BARULHENTOS", temos o apoio das forças vivas do concelho e o reconhecimento da Junta da Freguesia da Baixa da Banheira e da Câmara Municipal da Moita, que nos identifica, penso eu, como um "CLUBE" que, embora diferente dos outros, d o seu contributo para a formação saud vel e equilibrada dos jovens do concelho e apresenta projectos desportivos, culturais e outros, com o intuito de desviar a nossa juventude de todos aqueles males que minam a nossa sociedade. Salvo a imodestia, tomara o concelho da Moita e outros concelhos deste País terem muitos "Clubes" com os mesmos principios de "OS BARULHENTOS".
Não podia terminar esta crónica sem fazer referência àqueles "meninos barulhentos", que hoje têm dezoito, dezanove, vinte anos ou mais e que, sem nunca terem deixado de dedicar algumas horas do seu dia-a-dia á prática desportiva e a outras actividades lúdicas, estão hoje inseridos no "Ensino Superior", com um futuro risonho á sua frente. Outros, estão já integrados em actividades profissionais e são também, exemplo e orgulho para todos – pelo empenho e dedicação.
Quer uns, quer outros, nunca deixam de dar o seu contributo aos "Barulhentos", sempre que para isso são solicitados, quer no acompanhamento semanal dos atletas, quer na contribuição pontual – aquando da realização de torneios de Futebol de Salão ou outros eventos culturais ... e este facto é a certeza de que o futuro deste projecto está garantido.
"OS BARULHENTOS" ... ONTEM ... HOJE e AMANHÃ, SEMPRE ... "BARULHENTOS"!
J.B
Sem comentários:
Enviar um comentário