Acompanhe aqui as reparações no multiusos

Reparações multiusos
        Clique Aqui

09 janeiro 2007

“SI CONTRA SI”

Grande jogo.
- Luis, eu dei um cabrito no Pedro, daí veio o Rodrigo eu dei uma rabeta, o Carlos saiu eu dei um dontss , foi um golaço.

Esse tipo de conversa ouço diversas vezes, por conta dos meus craques da bola, o futebol é a sua brincadeira preferida, é jogado num pedaço de espaço, num corredor, no pátio ou até num campo de futebol, não importa, assim como também não importa o que serve de bola, uma latinha amassada, uma bola feita de jornal e sacos de super-mercado, uma bola dessas promocionais que existem por aí, e até mesmo uma bola de futebol ou futsal, o que importa é jogar, é brincar, fantasiar.

É claro que a narrativa do golo que foi feita, por uma criança de oito anos é pura fantasia, mas essa fantasia é perfeitamente permitida, assim como foi para nós adultos, que um dia também sonhamos em fazer jogadas fantásticas.

Na minha função de amigo e de orientador, dei corda à conversa, procurando saber como foi o tal jogo. Imaginava duas equipes cada uma com seu guarda-redes, poderia ter vários jogadores para cada equipa, e que jogavam num campo ou num espaço próprio.

Iniciei a conversa:
- Quem era a tua equipa?
- Não é de equipas.
- Então, como foi?
- É si contra si.
- Como assim?
- Há um guarda-redes, ele solta a bola e é si contra si.
- Quem venceu?
- Não é de ganhar, eu fiquei com dois golos, o Rodrigo com 3 o Pedro com 1, não fiz mais porque o arbitro roubou, não marcou uma falta sobre mim.
- Mas havia arbitro?
- havia, é o guarda-redes, ele é que marcava falta.
- E quem escolhe o guarda-redes?
- Quem quiser evita o golo.
- Onde é que vocês jogaram?
- No largo.
- Mas há um campo lá, com balizas?
- Não Luís, pomos duas pedras, e a gente finge que é o golo.
- Ah! Então foi porreiro né?
- Eu adoro jogar si contra si, só que passa muito rápido.

Sem mais comentários
Reflecti e conclui:”isto sim é desporto”
Do ponto de vista técnico, desenvolvem a condução de bola, o drible, a marcação, o remate e ainda quem teve vontade de ser guarda-redes pôde ser.

A socialização, a verbalização, o prazer, a fantasia do jogo, o lúdico, e ainda se interagem com respeito às decisões tomadas pelo arbitro (guarda-redes).
Todos jogam por prazer ao jogo.

UM ABRAÇO A TODOS.
Luís Paixão.

Sem comentários: